“Com que roupa?” A pergunta permeia as histórias pessoais e também os caminhos trilhados pela humanidade. Aquilo que usamos sobre o corpo, o que nos adorna ou o que vestimos, também traz em si as informações culturais, sociais, políticas, as reivindicações, prisões e liberdades, a identidade de umpovo, de uma época ou de um homem, de uma criança, de uma mulher. Na passarelada vida, o que veste o espaço além do corpo? Que sons podemos captar a partir domovimento das roupas sobre um corpo dançante? Que desenhos a vestimentaimprime no ambiente compartilhado entre a presença e o ar? Plástico, elástico, arame,vidro, velcro, poliestireno celular rígido, como a nossa pele, o nosso corpo e o outro reagem ao contato? A memória também é uma roupa que usamos? Tecido, costura,cor, vento, textura, raízes, asas, o que tudo isso provoca da superfície ao avesso?
Em 2015, o espetáculo está trocando de pele, com a remontagem da obra para uma nova temporada prevista para acontecer em 2016 no Coletivo Lugar Comum, com incentivo do Funcultura. O espetáculo estreou em novembro de 2012, com temporada de um mês, na Casa Mecane, no Recife. Em 2013 foi apresentado no 19º Janeiro de Grandes Espetáculos e foi vencedor dos prêmios de melhor figurino e melhor trilha sonora pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE).
Concepção, criação e coreografia: Liana Gesteira, Maria Agrelli e Renata Muniz Dançarinas: Liana Gesteira, Maria Agrelli e Renata Muniz Concepção e criação de figurino: Juliana Beltrão, Maria Agrelli e Maria Ribeiro Execução de figurino: Xuxu Colaboração na execução de figurino: Ilka Muniz e Maria Lima Dramaturgia: Marcelo Sena Trilha sonora original: Rua (Caio Lima e Hugo Medeiros) + convidados (Cyro Morais e Paulo Arruda) + letra de Silvia Góes Criação e execução de iluminação: Luciana Raposo Operação de Luz: Luciana Raposo e Rodrigo Oliveira Criação e execução de cenografia: Luciana Costa Mendes Assistente de cenografia: Wellington Mendes Junior Cenotécnico: Almir Negreiros Preparação corporal: Luiz Roberto Colaboração poética: Silvia Góes Produção de criação: Maria Agrelli Produção geral: Comum de 3 produções artísticas Design gráfico: Thiago Liberdade Assessoria de Imprensa : Íntegra Comunicação Fotos: Renata Pires, Ju Brainer e Breno César Colaboração artística: Coletivo Lugar Comum (Conrado Falbo, Cyro Morais, Maria Clara Camarotti, Paloma Granjeiro, Priscilla Figuerôa, Roberta Ramos, Silvia Góes e Virginia Laraia) Realização: Coletivo Lugar Comum Duração do espetáculo: 50 min