Por que Motim? Porque não queremos separar o corpo de sua potência. Estamos nos amotinando contra um corpo que apenas percorre objetivos. O que nos interessa: um corpo que ri e que erra. Nosso motim é contra séculos de desvalorização do riso. Queremos estar dentro do riso e vivenciar seu prazer, sua saúde, sua inteligência e sua capacidade de contagiar.
A montagem consiste em levar para as ruas uma performance de dança a partir da temática do riso como possibilidade de ação micropolítica, que potencializa o corpo, com ênfase nas possibilidades de estabelecer relações de empatia entre as pessoas da sociedade, trazendo temas como a alteridade, o trânsito entre diferentes camadas sociais, etc. A proposta artística do espetáculo aponta para uma pesquisa continuada do Coletivo Lugar Comum em habitar outros ambientes artísticos, alargando as fronteiras da atuação da dança, seja pelo diálogo com as artes performáticas, seja pela utilização dos espaços públicos para apresentação.
Motim foi concebido em 2013 pela Profa. do curso de Dança da UFPE e integrante do Coletivo Lugar Comum, Roberta Ramos. Mas apenas em 2014 a performance foi construída, após um procssod e pesquisa e criação coletiva, viabilizada a partir do incentivo do Funcultura.
Em março de 2105, a performance tem sua estreia promovendo uma temporada com 12 apresentações em diferentes bairros do Recife: Várzea, Boa Vista, Afogados e São José. Neste mesmo ano, em maio, faz uma apresentação no bairro da Boa Vista, a partir de um projeto do Sesc Santo Amaro – Recife.
Concepção e dramaturgia: Roberta Ramos
Performers criadores: Adriana Ayub, Conrado Falbo, Cyro Morais, Gabriela Santana, Iara Sales, Letícia Damasceno, Liana Gesteira, Maria Agrelli, Roberta Ramos, Silvia Góes, Priscilla Figueiroa e Renata Muniz
Preparação corporal: Giorrdani Gorki (Kiran)
Oficina Percepção e criação de trilha e das paisagens sonoras: Caio Lima
Colaboração com paisagens sonoras: Thelmo Cristovam
Gravação: Estúdio Base
Técnico de gravação: Carlinhos Carvalho
Oficina Corpo Cômico: Arilson Lopes
Oficina Riso/cômico/humor: Joice Aglae
Figurino: Juliana Beltrão
Criação e Operação de luz: Luciana Raposo e performers criadores
Operador de som: Almir Negreiros
Produção executiva da temporada 2015: Paloma Granjeiro
Assistente de produção da temporada 2015: Maria Clara Camarotti
Projeto gráfico: Daniela Brilhante
Textos: Conrado Falbo e Roberta Ramos
Organização do Caderno de Criação: Conrado Falbo e Roberta Ramos
Assessora de imprensa: Ana Paula Rocha
Fotografia: Ju Brainer
Produção do vídeo: Produtora Jacaré
Realização: Coletivo Lugar Comum
Duração da performance: 60 min