Imanência é uma pesquisa prático-teórica que teve início em maio de 2015, e tem como busca um novo olhar plástico sobre a performance Pé de Saudade através do diálogo entre as imagens vivas de uma criação desenhada e concebida como performance de dança e suas possibilidades de transformação e novas composições quando redesenhadas sob o olhar de um outro artista com uma câmera de vídeo nas mãos.
A pesquisa está sendo desenvolvida a partir dos questionamentos e trajetórias corporais que inspiraram a bailarina Maria Agrelli na criação da performance Pé de Saudade, em diálogo com os questionamentos e trajetórias audiovisuais que vêm impulsionando o videoartista Breno César ao longo de sete anos de trabalho com videodança. Serão realizados encontros focados no estudo teórico-prático, envolvendo literatura e exibição de vídeos, com temas relacionados à transposição de uma obra cênica para uma obra audiovisual, como também pesquisa prática corporal para experimentação de movimentos a partir dos textos e vídeos estudados. Além disso, haverá uma pesquisa de campo para experimentação prático-corporais e videográficos tanto em estúdios quanto em ruas, praças, pontes, parques, etc.
A pesquisa conta com um blog que está sendo alimentado ao longo dos encontros, afim de possibilitar o registro do processo e levantar outras discussões a cerca do tema; e a produção de uma videodança com a utilização do recurso de audiodescrição para as pessoas cegas e/ou de baixa visão. A pesquisa tem o incentivo do Funcultura- Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura de Pernambuco.
FICHA TÉCNICA
Artista pesquisadora: Maria Agrelli
Artista pesquisador e videasta: Breno César
Orientadora da pesquisa: Ailce Moreira
Figurinista e aderecista: Maria Ribeiro
Produção: Vi Laraia (Virginia Almeida)
Assessoria de Imprensa: Íntegra Comunicação
Realização: Coletivo Lugar Comum
Blog do projeto:
https://projetoimanencia.wordpress.com/