Considerado uma das principais referências no desenvolvimento e divulgação da técnica do Contato Improvisação no Brasil nos últimos anos, Paulo Mantuano (RJ) esteve no Recife neste mês de agosto e realizou, no Centro Cultural Correios, uma oficina promovida pelo Coletivo Lugar Comum em parceria com a Faculdade Angel Vianna.
Formado em dança pela Escola Angel Vianna em 1989, Paulo Mantuano inclui o Contato Improvisação em seu processo de ensino e criação a partir de 1994 e desde então a técnica se torna o seu principal elemento na abordagem do movimento tanto didaticamente como em performances. Entre os principais grupos que participou em Contato Improvisação estão o formado por diversos profissionais com supervisão de Bruce Curtis, norte-americano que participou das origens nos anos 70 do C.I. e o Núcleo Com Tato, cujo objetivo foi a pesquisa, reciclagem e divulgação da técnica no Rio de Janeiro, nos anos 90, formado por ele, Fernando Neder e Guto Macedo.
A técnica do C.I. consiste num trabalho em dupla, ou em grupo, em que o peso e contrapeso são a chave para o movimento acontecer, de forma improvisada, mas consciente, na relação entre corpos.
© Coletivo Lugar Comum, 2023. Desenvolvimento: Felipe Dário
Leave a Reply