Oficina MOVIMENTO E CONTATO AUTÊNTICO

Oficina MOVIMENTO E CONTATO AUTÊNTICO

24 março 2014,   Categories: ,   By ,   1 Comments,  

MOVIMENTO E CONTATO AUTÊNTICO, à beira do pensamento -2013

Foto: Bernardo Scotti

O Movimento Autêntico é uma abordagem corporal que tem como objetivo desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais, explorando uma interrogação: “o que me move?”. Pode ser um pensamento, uma sensação, um desejo, um som, uma memória, uma voz interna ou externa. Seu objetivo é proporcionar um contato com estes impulsos para que, de uma forma consciente, se possa exprimi-los, contê-los e realizar escolhas.

A abordagem do Movimento Autêntico estrutura-se a partir de uma (ou várias) pessoa(s) que move(m) e outra(s) que testemunha(m), atentando para a necessidade de haver pelo menos um Movedor e uma Testemunha. A pessoa que move (Movedor) fecha os olhos para fazer um mapeamento dos seus próprios impulsos e decidir se quer ou não exteriorizá-los. Enquanto isso, a Testemunha, de olhos abertos, observa o Movedor e o que acontece consigo na presença desse outro. Esta relação de ser afetado, ou melhor, de apropriação de pensamentos, sensações e imaginação irá fazer surgir um terceiro componente: a Testemunha Interna – aquela que acolhe, sem julgar.

O Contato Autêntico é um campo de pesquisa baseado no encontro entre o Movimento Autêntico e o Contacto Improvisação, que Soraya Jorge e o Guto Macedo desenvolvem desde 2003 e tem se desdobrado em múltiplas questões:

  • O que é ser testemunha?
  • Como é que a testemunha influencia a criação de uma mente grupal, de um espaço compartilhado?
  • Podemos mover-nos e sermos testemunhas simultaneamente?
  • Como podemos compartilhar através do movimento a experiência de ser testemunha?
  • Como o reconhecimento dos limites físicos pessoais pode ser um foco dos espaços e movimentos internos e externos?
  • Como continuar a pesquisar intensidades que são amplamente tocadas pelas emoções, sensações, sentimentos e pensamentos?

Nesta oficina, as muitas possibilidades de como experimentar estas questões serão exploradas, através de experiências sensoriais a partir do corpo em movimento em um espaço táctil de dança, que oferecerão a possibilidade de explorar novas formas de nos movermos e envolvermos na dança.

O Contato Autêntico é uma ferramenta extremamente valiosa para autopercepção do bailarino e sua relação com o público ou audiência, na performance. O estudo do “ser assistido” ou “observado” por uma testemunha, no caso da performance, o público, expande a consciência do improvisador em relação ao espaço interno e externo em que ele insere sua apresentação, possibilitando uma maior interatividade e comunicação com estes espaços.

 

A oficina acontecerá durante o feriado da semana santa, nos seguintes horários:

sexta 18/04: 19h-22h
sábado 19/04: 10h-13h e 15h-18h
domingo 20/04: 10h-13h e 15h-18h
segunda 21/04: 10h-13h e 15h-18h
Você pode se inscrever preenchendo e enviando o formulário disponível neste link!

 


1 Comment:

  1. Tania disse:

    Gostaria de saber sobre a possibilidade de participar das aulas . Tenho interesse.
    Aguardo sua resposta
    Grata

  2. DISTRIBUIDORA DE PNEUS disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    DISTRIBUIDORA DE PNEUS E ACESSÓRIOS

    Pneus, Rodas e Acessórios originais das melhores marcas do mercado.

    Caminhão, Ônibus, Veículos e utilitários geral.

    – >> http://www.distribuidoradepneus.agregavix.com

Leave a Reply