Oficina com Joice Aglae

Oficina com Joice Aglae

17 Abril 2014,   Categories: ,   By ,   1 Comments,  

JoiceAglae

 

Projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum traz ao Recife a oficina “Riso/Cômico/Humor” nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio

 

Acontece no Recife, no início de maio, a oficina “Riso/Cômico/Humor”, com Joice Aglae, fundadora da Cia. Buffa de Teatro (Bahia) e cofundadora da companhia de teatro Bottega Buffa CircoVacanti, de Trento (Itália). Joice Aglae traz em sua formação relações múltiplas com o teatro, mímica, balé, dança folclórica, artes brasileiras de circo, figurino, maquiagem, arte da palhaçada, a arte do palhaço e commedia dell’arte. A iniciativa faz parte do conjunto de ações do projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum, incentivado pelo FUNCULTURA. A oficina acontece dias 8, 9, 10 e 11 de maio, na sede do Lugar Comum, na Rua Capitão Lima, 210. As inscrições estão abertas até dia 27 de abril e são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Mais informações e inscrições neste link.

O Projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum terá uma série de ações gratuitas ao longo deste ano, incluindo ensaios abertos de trabalhos artísticos do repertório do Lugar Comum e seis Jam Sessions de dança abertas ao público com música ao vivo por Caio Lima (Rua), Hugo Medeiros (Rua e Mojav Duo) e Mateus Alves (UïU),  todo último domingo de cada mês, até setembro.

 

Leia mais sobre a oficina “Riso/Cômico/Humor”

O presente processo de investigação de técnicas para o ator busca um roteiro pessoal de investigação e descoberta de impulsos e mecanismos do riso e do cômico. Tal processo é baseado em uma metodologia própria da professora ministrante, pesquisado durante seus anos de formação em Máscara (clown, commedia dell’arte e bufão). Utiliza-se de conceitos, ideias e mistura de técnicas de Jaques Lecoq, Michel Bachelard, Sérge Martin, Backthin, Rabelais, George Minois, Léo Bassi, Dario Fo e George Balandier. Buscando, através de um trabalho individual e coletivo, impulsos que direcionam o ator/performer para caminhos investigativos de mecanismos do riso (e do) cômico, em várias tonalidades, passando pelo humor, com seus aspectos tendenciosos ao ingênuo, segundo Freud; pelo burlesco e farsesco, que trabalham com a acentuação da realidade através da burla e da farsa, ambos sem nenhum compromisso com a verossimilhança ao real; pelo carnavalesco (evento que institui e dá força aos impulsos do baixo ventre, tudo cabe em sua alegoria); entre outros aspectos.

Datas: 8, 9, 10, 11 de maio
Horários:  9h às 12h diariamente e dia 10 de maio das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Coletivo Lugar Comum
Rua Capitão Lima, 210, Santo Amaro

Faça sua inscrição preenchendo o formulário disponível neste link.

 

 


1 Comment:

  1. […] Por sua vez, a oficina com Joice Aglae acontecerá entre 8 e 11/mai (ter a dom), e apresentará relações múltiplas entre teatro, mímica, balé, dança folclórica, circo, commedia dell’arte e outros campos de experimentação artística. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui. […]

Leave a Reply