Luciana Raposo

A designer de luz Luciana Raposo é uma das integrante do Coletivo Lugar Comum.  Além do Coletivo, ela faz parte de diversos grupos na cidade. Entre eles, Grupo Grial de Dança, Duas Companhias, Cia Animée, Cia Meias Palavras além de outros grupos importantes da cidade. É formada em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco e aluna do curso de áudio profissional de André Sonoda, profissional renomado de áudio no Estado.

Iniciou sua carreira profissional no campo da iluminação em 1997 fazendo montagem e operação do espetáculo Auto da Compadecida, da Dramart Produções. Desde então, sua dinâmica de trabalho só cresceu. Em 2005 passa a criar planos de luz de diversos grupos de teatro e dança da cidade assim como: Grupo Grial, Cia Etc, Trupp Cia de Dança, Compassos Cia de Dança, o Coletivo Lugar Comum, Duas Companhias, Cênicas Companhia de Repertório, Doutores da Alegria Recife, Coletivo Angu de Teatro, Aula Espetáculo de Ariano Suassuna, entre outros. Além dos grupos locais, participou da circulação do Palco Giratório – SESC Nacional – com o espetáculo Isadora. Orb, a Metáfora Final (RJ), Espetáculo Leve (PE), A Barca, do grupo Grial de Dança (PE), Caetana e Divinas (PE). Em 2007, entra no circuito de shows da cidade, criando e executando a iluminação dos shows de Isaar França, Alexandra Leão, Caçapa, Pouca Chinfra, Rua, etc.

A partir de 2012 começa a ministrar Oficinas de Iluminação – Processo Criativo por todo o interior do Estado.

Além do trabalho artístico como iluminadora, realiza ou já realizou várias consultorias em Projetos de Iluminação Cênica. Além de ser coordenadora técnica em importantes Festivais do Estado, entre eles, Janeiro de Grandes Espetáculos, Festival de Circo a Céu Aberto, Mostra Brasileira de Dança, Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Luciana