JAM e aulas de Contato Improvisação!

JAM e aulas de Contato Improvisação!

22 Maio 2014,   Categories: ,   By ,   0 Comments,  

Flyer CI - REVISADO

 

Coletivo Lugar Comum promove encontro gratuito de dança neste domingo (25/05) e abre inscrições para aulas regulares de Contato Improvisação

 

O projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum, incentivado pelo FUNCULTURA, segue movimentando o universo da dança no Recife. Neste domingo (25), será realizada a segunda das seis Jam Sessions de dança abertas ao público com música ao vivo. Improvisação corporal e musical compondo juntos a partir das 18h, na casa do Lugar Comum, na Rua Capitão Lima, 210, em Santo Amaro.

A Jam Session de Contato Improvisação receberá os músicos convidados Mateus Alves (UiU), Hugo Medeiros (Mojav Duo e Rua) e Caio Lima (Rua). A Jam é aberta ao público de todas as idades e experiências, não precisa ser dançarino para participar. A entrada é gratuita.

 

Para quem quiser se dedicar à prática do Contato Improvisação, o Coletivo está abrindo esta semana as inscrições para uma nova turma regular. As aulas acontecerão todas as terças, a partir do dia 03 de junho, das 19h30 às 21h30, na sede do Lugar Comum. A mensalidade será de R$ 80,00. O Contato Improvisação desenvolve um trabalho corporal, a partir do diálogo físico entre duas ou mais pessoas. Durante as aulas são realizados exercícios de sensibilização, trabalhando a percepção a partir do tato; e das camadas de composição do corpo (osso, massa muscular e pele); e a conscientização corporal a partir da tonicidade muscular; do fortalecimento do centro; e da percepção do peso do corpo. Também são propostos exercícios improvisação do movimento, a partir de jogos em duplas e individuais, estimulando a criatividade e uma melhor compreensão dos padrões de movimentos individuais. Não é necessário ser bailarino, qualquer pessoa pode participar das aulas, que serão ministradas pela artista Liana Gesteira.

Liana é artista integrante do Coletivo Lugar Comum desde 2009. É especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna/Compassos (2011). Iniciou seus estudos em dança pela técnica de balé clássico em 1990. Profissionalmente integrou o elenco do Grupo Experimental (1999/2001), o Grupo Grial (2003/2005) e a Cia. Etc (2009 a 2012) desenvolvendo sua formação na área de dança contemporânea. Entre 2005 e 2008 residiu em Brasília, desenvolvendo sua formação na área de dança contemporânea a partir de aulas com Luciana Lara (ASQ Companhia de Dança) e de Contato e Improvisação, com Giovani Aguiar (DF). Entre 2011 e 2013 aprofundou seu conhecimento em Contato Improvisação tendo aulas com os professores: Ricardo Neves (SP), Eckhard Muller e Daniela Schwartz (ARG), Paulo Mantuano (RJ), Hugo Leonardo (BA), Camillo Vacalebre (Ita), Duda Freyre (PE), Autarco Arfini (ARG), Guto Macedo (RJ), Ana Alonso (SC) e Catalina Chouhy (URG). Em 2013, fez a coordenadora geral do “Contato Coletivo – I Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco”, promovidopelo Coletivo Lugar Comum.

O Projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum terá uma série de ações gratuitas ao longo deste ano, incluindo duas oficinas que aconteceram já neste primeiro semestre. A primeira foi realizada em abril, “Movimento e Contato Autêntico – à beira do pensamento”, com a pesquisadora e introdutora do Movimento Autêntico no Brasil e em Lisboa, Soraya Jorge (RJ) e o diretor teatral, coreógrafo e pesquisador do Contato Improvisação Guto Macedo (RJ). A segunda, “Riso/Cômico/Humor”, com Joice Aglae, fundadora da Cia. Buffa de Teatro (Bahia) e cofundadora da companhia de teatro Bottega Buffa CircoVacanti, de Trento (Itália), foi realizada em maio. Ambas foram gratuitas e abertas a artistas independentes e de outros grupos que atuam nas artes cênicas no Estado. Ainda virão por aí ensaios abertos de trabalhos artísticos do repertório do Lugar Comum e mais quatro Jam Sessions de dança abertas ao público com música ao vivo todo último domingo de cada mês, até setembro.


Leave a Reply