Evento /// Conexões Criativas

O projeto Conexões Criativas foi realizado em 2009, em um iniciativa inédita no Nordeste na época, por propor um encontro entre artistas brasileiros que integram coletivos de criação na área da dança, reunindo-os para troca de experiência, apresentação de suas obras artísticas e discussão das mesmas. O Encontro foi realizado pela primeira formação de artistas integrantes do Coletivo Lugar Comum que eram: Liana Gesteira, Lêda Santos, Marcelo Sena, Maria Agrelli, Renata Muniz, Renata Pimentel, Tainá Barreto e Valéria Vicente.

A proposta realizou um evento de cinco dias, em Recife, onde artistas de diferentes estados do Brasil possam debater e refletir sobre novas formas de organização no campo das artes cênicas e sua influência para os processos criativos e seus resultados artísticos. A idéia foi promover um lugar de discussão sobre um novo fenômeno na área das artes cênicas, em que artistas buscam diferentes maneiras de trabalhar em conjunto, a partir de coletivos ou de novas configurações para os grupos e cias.

Esses coletivos têm como premissa fomentar novas estratégias de criação em grupo, agregando artistas com um perfil mais independente, e experimentando diferentes métodos na elaboração de espetáculos. Atuando de forma distinta dos tradicionais grupos de artes cênicas, que em geral possuem um elenco fixo, com funções definidas e um diretor-dono, os coletivos buscam eliminar a hierarquia entre criador e intérprete e promover um espaço de atuação mais dinâmico e flexível para os seus componentes. O número de pessoas atuantes no elenco, e as atividades desenvolvidas por cada integrante, mudam de acordo com a necessidade do espetáculo. Essa forma de atuar tem influenciado os resultados artísticos gerados, a partir de novos processos criativos propostos.

Diante desse novo contexto, o projeto Conexões Criativas se colocou como um instrumento de troca de experiência entre artistas que integram esses coletivos no Brasil e um espaço para divulgação de trabalhos realizados pelos mesmos. Com uma programação alternada entre debates e apresentações, o projeto pretendeu aprofundar a discussão sobre novos métodos de criação e seus resultados estéticos, integrando a teoria e a prática. Estimulando a troca de experiência entre os artistas, fortalecendo o Coletivo Lugar Comum e aproximando o público das questões e experiências propostas por esses novos criadores.

O projeto propos o encontro de integrantes de seis coletivos, originários de cinco estados brasileiros (São Paulo, Bahia, Pernambuco, Curitiba e Piauí) que tiveram a oportunidade de expor o seu funcionamento e suas inquietações artísticas, durante a realização dos debates, e em seguida apresentar espetáculos gerados pelo grupo. Os coletivos e Grupos Não-convenciocais convidados para esta primeira edição do Conexões Criativas foram: Coletivo Couve-flor (Curitiba), Dimenti (Salvador), Núcleo do Dirceu (Teresina), Sua Cia de Dança (Salvador) e República Cênica (Campinas-SP)

O grande diferencial do Conexões Criativas para outras mostras é que este garantiu a estadia de todos os artistas durante todo o evento, dando portanto ênfase ao debate e troca de experiências.Esse formato contribuiu ainda para a formação de público, disseminando para outros segmentos da sociedade as premissas e conceitos por trás da criação artística. Ao permitir o acesso às discussões em torno dos processos de elaboração de um espetáculo, o projeto atua também de forma didática para promover a disseminação do pensamento da arte contemporânea, abrindo um outro espaço de diálogo entre o público e o artista. A possibilidade de refletir sobre o discurso da obra e a sua própria realização, direciona o espectador para um novo patamar de apreciação estética, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico. Uma iniciativa que contribuii para construção de um pensamento crítico sobre a arte contemporânea brasileira, ao mesmo tempo em que fortalece a produção do setor e as tendências dos novos criadores de Pernambuco.

Link para Blog e Fotos

http://coletivolugarcomum.blogspot.com.br/

 

Cartaz Conexoes final