Espetáculo LEVE comemora cinco anos com ensaio aberto ao público nesta segunda (16/06)
Depois de emocionar o público chileno em três sessões lotadas no festival Cielos del Infinito, em Santiago, dias 17 e 18 de maio e antes de partir para Argentina e Uruguai, o espetáculo LEVE terá um ensaio aberto para o público recifense nesta segunda, dia 16 de junho, com entrada gratuita
“É preciso a saudade para eu sentir
como sinto – em mim – a presença misteriosa da vida…”
(Trecho de Presença – Mário Quintana)
Poema presente no espetáculo LEVE nas
vozes das bailarinas Maria Agrelli e Renata Muniz
Depois de emocionar o público chileno, com três sessões lotadas nos dias 17 e 18 de maio, em Santiago, o espetáculo LEVE terá um ensaio aberto para o público recifense nesta segunda, dia 16 de junho, às 19h30, com entrada gratuita, na sede do Coletivo Lugar Comum, Rua Capitão Lima, 210, Santo Amaro. A apresentação artística do ensaio aberto ao público, com as bailarinas Maria Agrelli e Renata Muniz, marca as comemorações pelos cinco anos de aniversário da criação, a primeira do Lugar Comum, nascida em 05 de junho de 2009, e que este ano extrapolou as fronteiras nacionais com o primeiro projeto de circulação internacional, pela América do Sul. A primeira etapa do projeto de circulação internacional, incentivado pelo FUNCULTURA (fundo de incentivo à cultura do Governo de Pernambuco) aconteceu dentro da programação do Festival Cielos del Infinito, em Santiago do Chile, a capital do país, agora em maio. No segundo semestre a montagem será apresentada na Argentina e no Uruguai.
Além dos cinco anos de vida, há outros futuros nascimentos movendo esta ação do Coletivo Lugar Comum. Depois do ensaio aberto, a bailarina Renata Muniz, que está grávida de gêmeos, inicia sua licença maternidade. Nas próximas apresentações deste ano Renata será substituída pela primeira vez em LEVE, pela dançarina Liana Gesteira. E nesta segunda (16), o Coletivo estará trocando pacotes de fraldas Pampers tamanhos P ou M por CDs com a trilha de LEVE. A trilha sonora criada por Isaar traz como uma das principais bases de inspiração os cantos de Incelença – música tradicional entoada pelas rezadeiras nordestinas do Brasil nos velórios, “encomendando” as almas dos mortos, para que façam seu ‘percurso’ ao ‘outro lado’. Para a composição e execução da trilha Isaar convidou os músicos João do Cello (violoncelo), Claudio Rabeca (rabeca) e Lito Viana (violão e baixo).
O ensaio aberto faz parte do projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum, que terá uma série de ações gratuitas ao longo deste ano, incluindo duas oficinas que aconteceram já neste primeiro semestre. A primeira foi realizada em abril, “Movimento e Contato Autêntico – à beira do pensamento”, com a pesquisadora e introdutora do Movimento Autêntico no Brasil e em Lisboa, Soraya Jorge (RJ) e o diretor teatral, coreógrafo e pesquisador do Contato Improvisação Guto Macedo (RJ). A segunda, “Riso/Cômico/Humor”, com Joice Aglae, fundadora da Cia. Buffa de Teatro (Bahia) e cofundadora da companhia de teatro Bottega Buffa CircoVacanti, de Trento (Itália), foi realizada em maio. Ambas foram gratuitas e abertas a artistas independentes e de outros grupos que atuam nas artes cênicas no Estado. Ainda virão por aí ensaios abertos de outros trabalhos artísticos do repertório do Lugar Comum e mais quatro Jam Sessions de dança abertas ao público com música ao vivo todo último domingo de cada mês, até setembro.
© Coletivo Lugar Comum, 2023. Desenvolvimento: Felipe Dário
Leave a Reply