O Contato Coletivo nasceu do encontro de artistas do Coletivo Lugar Comum com outros artistas de Contato Improvisação do Brasil e do mundo. Foi criado como um espaço de troca de saberes, consolidando uma rede de praticantes que tem como base a construção compartilhada de ideias, desejos e realizações. Um encontro que acontece a cada dois anos em Pernambuco, para fazeres e práticas compartilhadas no universo do Contato Improvisação. Em 2017, de 02 a 08 de outubro, acontece a terceira edição do evento e para acompanhar a programação basta acessar www.contatocoletivo.com.br.
Esta edição do encontro é um convite a fortalecer a rede e recriar espaços de diálogos, de compartilhamentos, de investigação, de convivência, de parcerias e de afetos, onde o corpo é o suporte de todos os acontecimentos, em toda sua dimensão rítmica, poética, holística, material e singular. Um convite a dançar a experiência no tempo do instante, onde entrega e resistência, permanência e movência se tocam e se expandem. A equipe de professores deste ano conta com a participação de Ana Alonso (SC), Hugo Leonardo (BA), Nico Cottet (Chile) Tatiana Perez (Chile) e Gustavo Lecce (Argentina). O encontro tem incentivo do Funcultura.
A partir das 19h, todas as noites, haverá também uma Jam gratuita. O termo Jam vem da expressão jazz after midnight, quando os músicos de jazz americanos passaram a se encontrar depois do trabalho para improvisar livremente. Depois o termo Jam Session passou a ser usado também para os encontros de prática livre de Contato Improvisação. As Jams de dança são abertas ao público em geral num espaço para o livre improviso de movimentos a partir do contato corporal. A Jam é um espaço de experimentações que promove compartilhamentos de criadores e público, num diálogo entre corpos, estimulando a pesquisa prática em dança e propiciando novas vivências aos moventes, tenham ou não experiência na arte do movimento.
Assim como aconteceu em 2013 (em 2015 o Contato Coletivo ocupou vários espaços culturais da capital pernambucana Recife), o encontro deste ano será na cidade histórica de Olinda. Todas as atividades estarão abrigadas no Convento da Conceição, que fica no Largo da Misericórdia, no Alto da Sé, no sítio histórico. Construído no século XVI, o prédio é um dos recolhimentos de freiras mais antigos do Brasil. Em 1631, foi saqueado e incendiado pelos holandeses. Após a Restauração Pernambucana, foi reconstruído por João Fernandes Vieira, passando a funcionar como casa religiosa de recolhimento para mulheres abandonadas. O local também oferece hospedagem a preços bem convidativos.
Foi em outubro de 2011 que o Coletivo Lugar Comum deu início a Jam Sessions de Contato Improvisação mensais em sua sede, com música ao vivo e abertas sempre para praticantes de toda a cidade e visitantes.
Em 2013, através de projeto incentivado pelo Funcultura, acontece o Contato Coletivo – I Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco. O evento levou à cidade histórica de Olinda oficinas gratuitas com os pesquisadores e dançarinos Ricardo Neves (SP), Camillo Vacalebre (Itália), Hugo Leonardo (BA) e DudaFreyre (PE); Jam Sessions de dança abertas ao público em geral todas as noites em espaços alternativos da cidade Patrimônio da Humanidade; além da apresentação da performance urbana “Semáforo Peatonal”, da companhia de dança chilena Elementos Mínimos. O espaço sede escolhido para o encontro foi o Convento de São Francisco, no Carmo, Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO e que pela primeira vez foi aberto para um evento voltado à arte da dança.
As Jams Sessions mensais continuaram em 2014 com a aprovação do projeto Programação do Espaço Coletivo Lugar Comum, também incentivado pelo Funcultura, garantindo a realização dos encontros de Contato Improvisação todo último domingo de cada mês, de abril a setembro.
Em 2015 o Coletivo Lugar Comum cria um novo projeto intittulado Mantendo Contato, que tem como intuito promover oficinas e workshops de Contato Improvisação na cidade. E desde 2011, a sede do Coletivo abriga cursos dessa prática, com a mediação de Liana Gesteira, Cyro Morais, Silvia Góes e Conrado Falbo, que já se revezaram no papel de instrutores de Contato improvisação no espaço.
A sede do Coletivo Lugar Comum acolhe em 2015 o II Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco, com incentivo do Funcultura, promovendo uma semana de oficinas com Ana Alonso (SC), Fernando Neder (RJ), Hugo Leonardo (BA) e Javiera Sanhueza (Chile). Além das oficinas, o encontro conta com a apresentação de performances e Jams de Dança, realizadas em diferentes espaços de arte da cidade.
Coordenação Geral: Liana Gesteira
Produção Geral: Cyro Morais
Produção Executiva: Paloma Granjeiro
Assistentes de produção: Lorena Cornenberguer e Maria Clara Camarotti
Programação Pedagógica: Conrado Falbo e Sílvia Góes
Coordenação Técnica: Luciana Raposo
Instrutores de oficina em 2013: Duda Freyre, Hugo Leonardo, Ricardo Neves e Canillo Vacalebre
Instrutores de oficina em 2015: Ana Alonso, Fernando Neder, Hugo Leonardo e Javiera Sanhueza
Concepção do Encontro: Conrado Falbo, Liana Gesteira, Lorena Cronemberger, Maria Clara Camarotti, Paloma Granjeiro, Sílvia Góes e Vi Laraia
Coordenação Geral: Liana Gesteira
Produção Geral: Lorena Cronemberger, Maria Clara Camarotti e Vi Laraia
Produção Executiva: Paloma Granjeiro
Programação Pedagógica: Conrado Falbo
Instrutores de oficina: Ana Alonso, Gustavo Lecce, Hugo Leonardo, Nicolás Cottet e Tatiana Perez
Coordenação Técnica: Luciana Raposo
Divulgação: Sílvia Góes
Arte Gráfica: Daniela Brilhante
Desenhos da Arte Gráfica: Conrado Falbo
Realização: Coletivo Lugar Comum