Bailarina, improvisadora reconhecida pela força do seu trabalho, coreógrafa, diretora, performer e professora de dança, a artista Dudude Herrmann (MG) está no Recife (PE) durante toda esta semana para a realização de uma residência artística com os integrantes do Coletivo Lugar Comum. O encontro vai culminar com uma apresentação pública dos resultados, uma intervenção poético-performada em algum espaço da cidade, no próximo sábado (19), pela manhã, a partir da experiência da intervenção urbana “Como habitar uma paisagem sonora”, trabalho de Dudude Herrmann em parceria com o artista Marcelo Kraiser. O local exato será definido ao longo das trocas diárias que estão acontecendo desde segunda, das 10h às 13h, na sede do Coletivo Lugar Comum, na Rua do Lima, 210, Santo Amaro. Com exceção desta quarta-feira, único dia em que os artistas se encontram à tarde, das 15h às 18h.
Com incursões em várias linguagens artísticas, da dança às artes plásticas, da música ao teatro, Dudude Herrmann atua no cenário brasileiro das artes cênicas desde o início da década de 70. Fez parte da geração formada pelo TransForma Centro de Dança Contemporânea, criado e gerido por Marilene Martins, onde permaneceu de 1970 a 1981, primeiramente como aluna e mais tarde como bailarina, professora, coreógrafa e durante um ano (1981) como diretora artística do Grupo TransForma. Foi nessa época que realizou seu primeiro trabalho coreográfico, Escolha seu Sonho. Desde então segue seu caminho, traçando sua trajetória no entendimento e na invenção de uma linguagem contemporânea de dança. Fundou e dirigiu a Benvinda Cia de Dança de 1992 até meados de 2007, no intuito de aprofundar e inventar uma dança conectada aos nossos anseios brasis. Pesquisa e experimentação avançam juntos no trabalho de Dudude Herrmann, que investiga a dança dentro de uma linguagem contemporânea, discutindo o humano do nosso tempo como fonte e recurso para seus trabalhos. Dudude está à frente de seu trabalho construindo lugares fomentadores e transformadores na questão do pensar, através de um corpo presente que escuta, registra e escreve a dança que o habita. Trabalhou como professora e/ou coreógrafa para o Grupo Galpão, Cia Burlantins, Grupo de Dança 1º Ato, Companhia de Dança do Palácio das Artes, Grupo do Beco do Conglomerado Santa Lúcia, Oficinão Galpão Cine-Horto.
O encontro com Dudude Herrmann é parte do projeto Contato Coletivo, que segue na semana de 21 a 27 de setembro, com oficinas, apresentações de performances e JAMs abertas ao público em geral com destaque para a prática do Contato Improvisação. Pela segunda vez, Recife, capital pernambucana, estará respirando a dança gerada na prática do Contato Improvisação durante uma semana com atividades diárias de manhã até a noite e a presença de nomes importantes na recente história do Contato em toda a América Latina. Para participar, basta se deixar mover pelo desejo da troca. O Contato Coletivo – II Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco, projeto idealizado pelo Coletivo Lugar Comum com incentivo do FUNCULTURA, recria espaços de encontro, de compartilhamentos, de investigação, de convivência, de parcerias e de afetos, onde o corpo é o suporte de todos os acontecimentos.
© Coletivo Lugar Comum, 2023. Desenvolvimento: Felipe Dário
Leave a Reply