Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco

Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco

06 agosto 2017,   Categories: ,   By ,   0 Comments,  

De 02 a 08 de outubro de 2017 a cidade histórica de Olinda recebe o Contato Coletivo – III Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco (www.contatocoletivo.com.br). O Contato Coletivo nasceu do encontro de artistas do Coletivo Lugar Comum com outros pesquisadores e dançarinos da prática no Brasil e em várias outras partes da América Latina.

Esta é a terceira edição do nosso Contato Coletivo, as duas primeiras aconteceram em 2013 e 2015, um convite a fortalecer a rede e recriar espaços de diálogos, de compartilhamentos, de investigação, de convivência, de parcerias e de afetos, onde o corpo é o suporte de todos os acontecimentos, em toda sua dimensão rítmica, poética, holística, material e singular.  Um convite a dançar a experiência no tempo do instante, onde entrega e resistência, permanência e movência se tocam e se expandem.

O que é um encontro de Contato Improvisação? É um espaço para o imprevisível. Uma possibilidade de espanto. Um estado de abertura e novos enraizamentos, de antigas descobertas, de contradições e espasmos. Uma provocação para trocas, para estar-se, para não ser e experimentar-se em transformação enquanto movedor, movimento, impulso e movência, tudo isso na partilha, dos olhos, da pele, do pulso, do centro, do chão, no denso, no leve, no dentro, com… Um encontro onde o outro somos, é coletivo, um contato para muitas improvisações. Um estado latente de criações que se realiza no tempo dos corpos compartilhados.

Além do Contato Coletivo, o Nordeste do Brasil movimenta ainda o EmComTato Festival de Contato Improvisação, de 28 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Palmeiras, localizada na Chapada Diamantina, na Bahia. Para o EmComTato as informações e inscrições estão disponíveis no site www.dancaimprevista.com/emcomtato-festival.

A agenda do Contato Improvisação tem mobilizado cada vez mais gente ao redor do planeta numa comunidade de prática que se encontra com frequência e vai se fortalecendo em várias partes. Corpos, culturas e línguas diferentes em relação na construção de novos paradigmas de convivência e estudos do movimento. Para aprofundar a pesquisa sobre a presença da prática no Brasil e no mundo, o calendário dos encontros por aí e a história do CI dá para achar várias informações também no site Contato Improvisação Brasil (http://contatoimprovisacao.wixsite.com/cibr).

Segundo o ‘artista-educador-investigador’ Hugo Leonardo (criador do EmComTato e um dos professores convidados para o Contato Coletivo deste ano), em seu livro Desabituação Compartilhada, fruto da sua tese de doutoramento pela Universidade Federal da Bahia, esse nome para a prática “se estabeleceu em português como tradução para Contact Improvisation, uma específica proposta de investigação do movimento e dança ‘batizada’ no ano de 1972 em Nova Iorque, nos EUA, a partir do trabalho de dançarinos que emergiam da tradição da dança moderna com propostas vanguardistas, tendo como principal referência o estadunidense Steve Paxton”.

Paxton estava interessado em descobrir como a improvisação em dança poderia facilitar a interação entre os corpos, suas reações físicas, e em como proporcionar a participação igualitária das pessoas em um grupo, sem empregar arbitrariamente hierarquias sociais. Ele buscava explorar os aspectos físicos no trabalho como valor neutro: o que era possível fazer, e não o que pareceria esteticamente. De acordo com Steve Paxton, “a estética ideal do Contato Improvisação é um corpo totalmente integrado”. Steve Paxton nasceu e foi criado no Arizona, e trouxe muitas linhas de treinamento do movimento em sua dança. Foi atleta, ginasta, artista marcial e um dançarino moderno. No início de 1960 dançou na companhia de Merce Cunningham e participou das transformações da dança nos anos 60 no mundo. “De fato, o Contato Improvisação se estabelece posteriormente como uma comunidade de prática internacional caracterizada por forte autonomia dos que a ele se dedicam”, diz Hugo Leonardo em sua obra.

Prática caracterizada pela abertura e diálogo, incluindo a interface de relacionamento com outros sistemas e técnicas (Técnica de Alexander, BMC, Aikido, Música Orgânica, entre outras), marcada pela autonomia, liberdade e espaço para investigações singulares em coletividade, o Contato Improvisação também movimenta em torno de cada encontro proposto ao redor do mundo discussões sociais, políticas e econômicas baseadas no próprio fazer de cada evento a partir de um pensamento que envolve um “idealizar, realizar e gerir em comunidade”.

banner virtual


  1. William disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Olá, tudo bem? Para começar a vender mais, você precisa de uma loja virtual poderosa. Temos estes modelos: https://www.bceleva.com.br/product-category/loja-virtual/ Se você hospedar conosco entregamos a loja pronta funcionando. Você só vai precisar colocar os dados da sua loja e seus produtos. Nosso Whatsapp para dúvidas (11) 9 5876 4459. Se não quiser receber mais este tipo de divulgação, por favor, responda este email com o endereço do seu site para removermos da nossa lista. Só queremos ajudar. Abraço. William Marques Eleva Brasil Solulções em Internet.

Leave a Reply